Dor nas costas

Dor nas costas: o que pode ser?

Em muitos Estados brasileiros, a dor nas costas é o principal fator para os afastamentos do trabalho superiores a 15 dias. A dorsalgia, nome técnico para o sintoma, tem diversas causas, que podem envolver alterações nos músculos, articulações ou nos nervos. Este é um sintoma muito comum e, provavelmente, você já o teve em algum momento da vida. Como é muito presente, a primeira atitude de quem sofre com a dor é se automedicar. Com isso, mascara-se a verdadeira causa do problema. A parte mais afetada pela dor é a região lombar, ou inferior da coluna, próxima às nádegas. Essa é uma região que sofre maior pressão, seja pelo peso, má postura ou traumas.

Qual a causa da dor nas costas?

Existem mais de 50 doenças associadas à dorsalgia. As mais comuns são resultado de movimentos bruscos, mau jeito, entorses, carregamento de peso excessivo, dentre outros motivos relacionados à postura. De toda forma, é preciso estar atento à frequência e localização da dor nas costas. Isso ajuda na classificação do sintoma, que pode ser:
  • Aguda: ocorre de forma inesperada, geralmente após movimentos bruscos. Pode durar até seis semanas;
  • Subaguda: a dor pode estar presente de seis semanas a três meses;
  • Crônica: Persiste por mais de três meses.
Outro ponto a observar é se a dor está localizada apenas em um ponto ou se ela irradia para as pernas e glúteos. Nesse caso, ela pode indicar a presença de alterações nervosas. Veja outras causas comuns para a dor nas costas.

Hérnia de disco

Os ossos da coluna (vértebras) são protegidos por articulações que promovem flexibilidade à espinha. Essas articulações são os discos intervertebrais, que também amortecem o impacto na coluna. Quando a estrutura interna do disco (composto por material fibroso) escapa da parede discal, temos uma hérnia de disco. Isso causa uma deformação nos discos intervertebrais, que podem comprimir e inflamar as raízes nervosas próximas a ele. Nos casos mais graves, a própria medula espinhal pode sofrer compressão. Com isso, o indivíduo pode sofrer com dores na coluna e até mesmo nos braços e pernas. Além da dor, pode haver dormência, formigamento, alteração nos movimentos e choque nos membros.

Doença degenerativa discal

É comum que, ao envelhecermos, o material das articulações sofram alterações, como desgastes. Isso também pode acontecer com os discos intervertebrais, que, ao encolherem, não conseguem mais amortecer o contato entre os ossos da coluna. O contato dos ossos provoca dores e outros sintomas.

Pedra nos rins

Sim! As pedras nos rins, ou cálculos renais, também podem provocar sintomas nas costas. No entanto, a dor é muito característica da doença, que provoca um incômodo forte no fundo das costas, dificultando até mesmo a movimentação.

Lesão na medula

A dor causada por lesão medular geralmente ocorre do lado esquerdo e direito das costas. Ela pode ser causada por trabalhos constantes em posição inadequada, além de traumas na região.

Ciatalgia

A dor no nervo ciático (ciatalgia) é resultado da compressão deste nervo, localizado na lombar e nádegas. Este é o maior nervo do corpo humano. Portanto, além de causar dor nas costas, a ciatalgia também provoca sensação de formigamento nas pernas, além de fraqueza e dificuldade para andar.

Outras causas para a dor nas costas

Como dissemos anteriormente, existem mais de 50 causas para as dores nas costas. Portanto, não é possível encerrar o assunto em apenas um artigo. Mas, para te ajudar a identificar o problema – e principalmente não negligenciar o sintoma -, nós iremos citar outros fatores responsáveis pela dorsalgia, como:
  • infarto;
  • gravidez;
  • depressão;
  • inflamação na articulação sacroilíaca;
  • estenose espinhal;
  • radiculopatia cervical;
  • espondilolistese;
  • fraturas;
  • entorses e distensões;
  • espasmos;
  • artrite;
  • artrose;
  • escoliose;
  • tumores.
Viu como são vastas as causas para a dor nas costas? Por isso, é importante que você procure um profissional de saúde para investigar o que tem causado o sintoma. Cuide da sua saúde! Quer saber mais? Clique no banner.
Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp